Translate

Tudo é tranquilo e casto e sonhador...
Olhando esta paisagem que é uma tela
De Deus, eu penso então: Onde há pintor
Onde há artista de saber profundo,
Que possa imaginar coisa mais bela,
Mais delicada e linda neste mundo?

Florbela Espanca


Dentro da casa

A todos os que nos visitam chamamos amigos e gostamos de os mimar como tal têm à sua disposição:

A Cozinha
Este Monte tipicamente Alentejano, possui uma grande cozinha, pois na cultura popular da região é na cozinha que tudo se passa e que todos se juntam, quer à volta da grande mesa, quer das panelas e tachos. Convida-mo-lo a desfrutar desta cozinha. Dê largas à sua imaginação e deixe os aromas alegrarem o seu palato. Porque não experimentar alguma das nossas receitas?

No alegrete junto à porta podem encontrar a grande parte do ano hortelã que é essencial se tentar preparar a nossa sopa da panela ou para juntar a muitos dos mais modernos cocktails.
Em frente à porta, junto das roseiras e dos aloendros, pode encontrar alecrim para enriquecer os pratos de peixe e de carne que confecionar.

Sala
A chaminé do que hoje chamamos de sala, e que era anteriormente a cozinha, já aqueceu pais, filhos, avós, bisavós, tetravós, primos,  primas, amigos e inimigos... muitas histórias se contaram à volta do fogo. Por isso aproveite para desfrutar da magia do fogo e do silêncio do campo. Deixamos-lhe uma sugestão: Porque não acender o lume, escolher um filme, abrir uma garrafa de vinho alentejano, aninhar-se no sofá e deixar que a calma o consuma?

A Entrada
Na sala da entrada, além de uma pequena biblioteca que gostamos de chamar de Monte de Letras, existe uma mesa redonda.. não pensamos em debates quando falamos desta sala mas mais em jantares intimistas e jogos... por isso deixámos uns baralhos de cartas, jogos de xadrez e de damas... e se é para apostar, nós apostamos que se vai divertir muito por aqui.

A Sala da Costura
A outra sala, que também pode servir de quarto, quando somos mais de dois, era a sala da costura e era por aqui que muita roupa era cosida e toalhas e colchas bordadas. Não se esqueça que, antigamente, tudo era confecionado em casa, nada de pronto a vestir. Por isso pense nela como o local ideal para dar corpo aos planos já que aqui o tempo não urge.

 O Quarto Azul
Aqui o sossego é total e além do som do vento, e de algum animal só os seus sonhos vão ganhar voz. A colcha que adorna a cama foi cosida pelas costureiras da família. Se quiser aprender não tenha vergonha, pergunte que elas adoram ensinar. 

O Quarto Verde
Era a antiga cavalariça mas foi todo remodelado e actualizado por forma a permitir a existência de mais um quarto. Dado ser muito espaçoso tem uma cama de casal e uma cama individual permitindo albergar um casal com um filho pequeno.

Alpendre
No Verão a brisa que aqui se sente é um refresco para os sentidos, por isso se o tempo estiver de feição aproveite e aproveite o alpendre ao máximo. Temos mesas e cadeiras e o BBQ também é um convite a uma grande e longa almoçarada.

Ao final do dia é lindo ver os tons de que veste a paisagem e de noite, a ausência de luz, deixa adivinhar um céu sempre estrelado. O alpendre é mais do que um espaço é mais uma assoalhada da casa. 

1 comentário:

Anónimo disse...

Já lá estive hospedada e amei... Agora está SOBERBO! Recomendo.
Teresa Oliveira